Visão Geral
LuaSQL é uma interface simples entre Lua e um sistema gerenciador de banco de dados (DBMS). Ela permite que um programa Lua:
- Conecte-se aos bancos de dados ODBC, ADO, Oracle, MySQL, SQLite, JDBC e PostgreSQL;
- Execute comandos arbritários através de SQL;
- Recupere resultados no modo linha-a-linha de um cursor SQL.
LuaSQL é um software livre e utiliza a mesma licença de Lua 5.1.
Status
A versão LuaSQL 2.7.0 (para Lua 5.X) está disponível para download. Para mais detalhes sobre as funcionalidades de cada versão, confira o histórico.
Download
LuaSQL pode ser instalado via LuaRocks, usando o driver do banco de dados de sua escolha:
luarocks install luasql-firebird luarocks install luasql-mysql luarocks install luasql-oci8 luarocks install luasql-odbc luarocks install luasql-postgres luarocks install luasql-sqlite luarocks install luasql-sqlite3O código fonte da LuaSQL pode ser baixado do seu repositório no GitHub.
Créditos
LuaSQL 2.x
A versão 2.7 introduz suporte a variáveis To-be-closed além de adaptar todos os drivers para a versão 5.4 de Lua.
Esta versão foi implementada por Chaitanya Deshmukh durante o GSoC 2024 sob a orientação de Tomás Guisasola.
A versão 2.5 incorpora suporte a busca no resultado no driver MySQL.
A versão 2.3.5 incorpora algumas correções e pequenas melhorias (agradecimento a IR4T4 e tomatolog). Essa versão funciona com as versões 5.1, 5.2 and 5.3 de Lua.
A versão 2.3 é apenas uma adaptação do código para funcionar com as versões 5.0, 5.1 e 5.2 de Lua.
A partir da versão 2.2 começou o desenvolvimento distribuído com todas as discussões sobre o projeto acontecendo na lista de interesse do Projeto Kepler. Novos desenvolvedores: Hisham Muhammad, Ignacio Burgueño, Luis Eduardo Jason Santos, Marc Nijdam, Mauricio Bomfim and Scott Morgan.
LuaSQL 2.0 e 2.1
A versão 2.0 foi redesenhada por Roberto Ierusalimschy, André Carregal e Tomás Guisasola como parte do Projeto Kepler. A implementação das versões 2.0 e 2.1 é compatível com Lua 5.0 e foi codificada por Tomás Guisasola, Eduardo Quintão, Thiago Ponte, Fabio Mascarenhas, Danilo Tuler, com inestimáveis contribuições de Michael Broughton, Pedro Maia, Klaus Ripke, Michael Roth, Tiago Dionizio e Leonardo Godinho.
LuaSQL 1.0
LuaSQL foi projetado por Pedro Miller Rabinovitch e Roberto Ierusalimschy. A primeira implementação era compatível com Lua 4.0a. Muitas modificações foram feitas, mas não distribuídas, por Diego Nehab (ODBC), Carlos Cassino, Tomás Guisasola and Eduardo Quintão (PostgreSQL).
O desenvolvimento da LuaSQL foi patrocinado pela Fábrica Digital, FINEP e CNPq.
Contato
Para mais informações, entre em contato conosco. Comentários são muito bem-vindos!
A lista de discussão do projeto Kepler é outra forma de entrar em contato com desenvolvedores e usuários da plataforma Kepler.